quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Electronic Arts entra em campo provando sua superioridade técnica


Poucas semanas após a Konami lançar a mais recente demonstração de Pro Evolution Soccer 2013, a Electronic Arts entra em campo para mostrar todas as novidades de FIFA 13. A produtora lançou no dia 11 de setembro uma versão de testes do jogo para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 contendo cinco dos times que vão fazer parte do título que tem lançamento programado para o dia 28 deste mês.
Fonte da imagem: Baixaki JogosO Baixaki Jogos passou algumas horas testando o demo do game e traz para você todas as impressões deixadas pela mais nova produção do estúdio EA Sports. Confira abaixo nossa análise e, depois da leitura, registre suas impressões sobre o título em nossa seção de comentários.
Melhorando o que já era bom
Algo que fica evidente a partir do momento em que a primeira partida de FIFA 13 é iniciada é o fato de que o jogo não se trata de uma revolução, mas sim de uma melhoria de características que já estavam bem estabelecidas na franquia. Pegando como base o trabalho que havia sido feito em FIFA 12, a desenvolvedora ajustou uma série de detalhes responsáveis por tornar a experiência de jogo ainda mais divertida.
Exemplo disso é o uso de modelos de atletas totalmente modificados, que agora se aproximam ainda mais de suas contrapartes reais. Além de a empresa ter dado atenção especial à diferença de altura entre os atletas (característica que agora realmente tem impacto nas jogadas aéreas), a atenção dada a pequenos detalhes faz com que seja praticamente impossível confundir dois atletas.

O cuidado da produtora em reproduzir ao máximo a experiência vista em um campo real é evidenciada pela maneira como cada jogador domina a bola. Dependendo da habilidade e do posicionamento do atleta, a mesma jogada pode gerar resultados bastante variados, o que dá uma sensação de imprevisibilidade ao título — assim como o melhor atacante nem sempre vai conseguir fazer um gol fácil, quem está na defesa também sofre com momentos de descuido.
Mais do que frustrar os jogadores, esses pequenos detalhes fazem com que a experiência de jogo se torne ainda mais divertida. Além disso, isso faz com que nunca surja a sensação de que estamos controlando somente máquinas transvestidas com as características de atletas reais, algo bastante comum de se ver em títulos que prometem reproduzir com precisão algum esporte.
Sistema de impacto reformulado
Uma das principais novidades incorporadas pela série a partir de FIFA 12 foi o sistema de impacto, no qual as características de cada jogador influenciavam a maneira como divididas eram resolvidas e o modo como eles respondiam a faltas. Por melhor que fosse a tecnologia, logo ficou evidente que ela tinha suas falhas, algo que ficou registrado em diversos vídeos publicados em sites como o YouTube.

Em FIFA 13, a EA Sports retrabalhou essa característica, se certificando de que nenhum atleta em campo reagiria de maneiras impossíveis de serem vistas na vida real. Isso se reflete em partidas ainda mais realistas, nas quais é possível sentir com maior precisão a diferença física entre cada um dos atletas.
Entre as modificações feitas pela desenvolvedora, estão ajustes nas distâncias percorridas pelos jogadores depois que receberam alguma falta ou empurrão e a maneira como cada um reage à aproximação de adversários. Embora a maioria das novidades incorporadas pela empresa só sejam notadas por quem está acostumado com o game anterior da série, o impacto que elas tiveram na jogabilidade foi bastante grande, ajudando a acelerar um pouco o ritmo com que as partidas se desenrolam.
Desafio aprimorado
Como já é tradição em games esportivos, FIFA 13 traz as escalações atualizadas de alguns dos principais times do mundo. Na demonstração lançada pela Electronic Arts, é possível escolher entre cinco equipes: Manchester City, Arsenal, AC Milan, Juventus e Borussia Dortmund.


Caso você já esteja acostumado à maneira como cada uma dessas equipes joga na vida real, vai se surpreender com a fidelidade apresentada pelo jogo. Enquanto times como o Milan confiam na velocidade de atletas como Robinho para realizar ataques matadores, outras, como o Juventus, são caracterizadas pelas defesas fortes e contra-ataques perigosos.
Respondendo a algumas reclamações dos jogadores, a desenvolvedora realizou mudanças nos níveis de dificuldade do jogo, que se tornaram mais balanceados. Quem ainda está dando os primeiros passos no game não vai mais ter que se preocupar com inteligências artificiais que variam de nível de maneira absurda dentro da mesma partida, o que proporciona uma experiência de aprendizado mais suave.
Pronto para o campeonato
Pelo que a demonstração de FIFA 13 apresentou, o game está pronto para entrar em campo e acabar com todos os adversários que surgirem pelo caminho. Embora tudo indique que o game não vai revolucionar a série, os aprimoramentos que ele faz em mecânicas consagradas resultaram em uma experiência de jogo bastante atraente.

Infelizmente, será preciso esperar até o dia 28 de setembro para conferir as novidades dos modos online e as mudanças que a Eletronic Arts preparou para o modo carreira do jogo. Até lá, permanece a expectativa de que o game será um lançamento que se tornará obrigatório para qualquer fã de um bom futebol virtual.

0 comentários:

Postar um comentário